Otimização de espaço soluções práticas que vão transformar sua casa

Otimização de espaços é um problema persistente em casas, empresas, escritórios. Aproveitar ao máximo o espaço dos ambientes ajuda a melhorar a rotina de uso do espaço e melhor funcionalidade.

 

A questão é, como faço para otimizar melhor um espaço? 

 

Temos diversas medidas que vão te ajudar nesse processo de otimização de espaço!

 

Nesse artigo citaremos  algumas vantagens de aproveitar ao máximo os espaços dos ambientes e compartilhar dicas valiosas.

 

Você sabe o que é otimização de espaço?

Otimização de espaço pode parecer complicado, mas não é. O objetivo é reduzir e remanejar móveis que apenas ocupam espaço mas não são eficientes, para que a área útil seja melhor utilizada, tornando o ambiente e a rotina de uso mais fluida.

 

Realmente preciso de uma otimização de espaço?

Algumas pessoas podem até achar que não precisam de uma otimização de espaço ou que é algo banal, mas não é bem assim. Não se trata apenas de melhorar o layout do ambiente, trata-se de pensar no aproveitamento, funcionalidade em maximizar um único espaço. Com isso você pode economizar tempo e dinheiro no seu dia a dia. Esse conceito você pode aplicar tanto em casa como no seu ambiente de trabalho.

 

Pensando nisso leve em consideração as suas necessidades na hora de fazer a otimização de espaço.

 

Quem trabalha em home office sente que um espaço bem organizado faz diferença no desempenho do trabalho. Um lugar bem iluminado e com tudo no lugar certo, melhora o foco e produtividade de qualquer pessoa.

 

Para as pessoas com filhos pequenos, tem a preocupação de manter os espaços da casa o mais em ordem possível. Toda criança precisa de espaço para brincar e usar a imaginação. Proporcionar um ambiente organizado e com espaço livre para brincadeiras faz diferença e traz tranquilidade aos pais.

 

Até agora demonstramos que a organização de espaço serve para qualquer pessoa em qualquer ambiente.

 

Querer melhorias nos cômodos da sua casa e apostar na otimização de espaço se torna interessante, se começar a analisar os ganhos em qualidade de vida.

 

Na prática como consigo fazer otimização de espaço?

Fizemos um compilado de soluções para otimizar os cômodos da sua casa. Replicar essas dicas em outros ambientes ou na sua empresa é mais fácil.

 

  1. Móveis com as medidas certas

 

Móveis com tamanho desproporcional ao ambiente que vão ser utilizados atrapalham a otimização do espaço e dificultam a circulação das pessoas.

Ao comprar seus móveis, pense na área disponível dentro do cômodo, para não comprometer a circulação, a funcionalidade do ambiente e impedir a passagem de luz natural.

 

Hoje no mercado existe uma infinidade de móveis multiuso, como um sofá-cama, uma mesa dobrável, cama com baú embutido, etc. Essas opções tendem a ter um preço mais elevado, porém ao pensar no custo benefício, essa desvantagem de valor desaparece.

 

Se o espaço for muito reduzido e não encontrar móveis prontos que caibam nos critérios de medidas e funcionalidade do espaço, móveis planejados são a melhor solução. Fazer tudo na medida adequada garante agilidade e economia de tempo, pois tudo será projetado e pensado para aquele espaço e de acordo com seus gostos.

 

  1. Aproveite cada espaço útil

Verticalização é a palavra do sucesso na otimização de espaços

Se engana quem pensa que paredes servem apenas para pendurar quadros, existem tantas opções criativas para deixar funcional e bonita as paredes de sua casa! Quando falamos de verticalização, se trata de aproveitar as paredes!

 

Depois disso, a primeira coisa que vem em mente são as prateleiras. Nas paredes podemos instalar estantes, nichos e suportes para guardar diversos objetos, não apenas livros, como são usados comumente. 

 

A verticalização deixa a casa mais charmosa, pois, ao mesmo tempo que organiza, deixa suas paredes preenchidas, não apenas uma tela em branco, e serviria como um toque especial na decoração.

 

Mas tome cuidado para não colocar coisas demais, pense sempre na estética do objeto que colocará na sua parede, você pode ganhar espaço usando-as mas com ponderação. Uma casa com paredes abarrotadas de itens deixa um ambiente com visual pesado.

 

  1. Integrar ambientes

 

Ambientes integrados se tornaram uma tendência nos últimos tempos, utilizar esse conceito traz fluidez ao cômodo. Um exemplo de benefício desse conceito, seria proporcionar o prazer de estar cozinhando e interagindo com os convidados que estão na sala de jantar, e ainda deixa o ambiente mais moderno.

 

Apartamentos são um exemplo bem prático de como essa tendência está cada vez mais presente. Os novos apartamentos estão sendo desenhados com ambientes integrados, com a intenção de aumentar a sensação de espaço. Virou tendência unir sala de estar com a de jantar ou com a cozinha, por exemplo.

 

Como nesse conceito a intenção é não ter paredes para fazer a divisão dos cômodos, isso pode ser feito com uma ilha de serviços, um balcão ou móveis baixos.

 

Aí está a oportunidade de otimização de espaços, pense que em cada divisão você pode utilizar um móvel que garante espaço útil para organizar seus pertences. Ao mesmo tempo deixa a casa com uma cara mais moderna.

 

O conceito aberto, como popularmente é chamado, tem a intenção de mudar a percepção de  um espaço pequeno, se tornando amplo e com campo de visão limpa, além de proporcionar claridade ao ambiente. A ideia é eliminar as divisórias da casa ou do escritório e “ganhar” área útil entre os cômodos.

 

Se esse conceito for uma opção viável para a sua casa ou escritório, você otimiza seu espaço e ainda cria um ambiente mais estiloso e acolhedor, para receber pessoas ou aproveitar a sua família.

 

  1. Pense de forma minimalista

 

Vamos explicar o que significa pensar de forma minimalista.

Para simplificar vamos usar o ditado  “menos é mais”.  Ambientes com objetos exagerados, ou salas cheias de decoração, acabam atrapalhando a usabilidade do ambiente. Por outro lado, o minimalismo traz sofisticação aos ambientes, esse estilo é perfeito para os ambientes com espaço reduzido.

 

Casas cheias de móveis e objetos decorativos, acabam ficando sobrecarregados de informação, passando uma impressão de que o espaço é menor.

 

Mas se mesmo assim você gostar desse estilo de decoração, opte por usar apenas o que é essencial. Escolha objetos com multifunções, móveis com espaços internos, pense em deixar ao seu alcance e de fácil acessos as coisas que utiliza no dia-a-dia. 

 

Ainda pensando de forma minimalista, as cores podem interferir na sensação de espaço e aconchego do ambiente, se engana quem pensou que na otimização de espaços só seriam abordados  assuntos sobre móveis e objetos. 

 

Em ambientes grandes, cores escuras funcionam bem. Mas, para cômodos menores, cores claras são as melhores opções, nesse caso não importa o estilo de decoração ou o ambiente que vai aplicar a cor.

 

Vamos explicar o porquê: as cores têm o poder de interferir na luminosidade do ambiente, deixando mais iluminado e espaçoso ou mais escuro e fechado.

 

Se achou que ao escolher uma cor clara deixará sua casa sem graça, essa preocupação acabará logo, pois vamos mostrar como deixar seu ambiente estiloso.

 

Ao incluir móveis e objetos decorativos, você já começa a quebrar os tons claros das paredes. Usar nichos e prateleiras como itens de decoração torna o ambiente interessante. Colocar cor em uma única parede para dar contraste também é uma opção para pessoas com estilo mais descontraído, essas medidas quebram a base clara das paredes e deixam o ambiente estiloso.

 

Portas deslizantes: solução inesperada

Todo ambiente precisa de porta, mas esse item tão básico e rotineiro pode prejudicar a otimização de espaço. As portas deslizantes são a melhor solução para esse problema. Elas não ocupam área útil, podem ser embutidas e podem conter espelhos para dar profundidade no ambiente, dando impressão de um espaço maior.  Para quem tem pouca área útil, essa é uma boa opção.

 

  1. Casa organizada 

As dicas anteriores são peças chave para otimizar o seu lar ou seu escritório, já a organização da casa é uma das peças principais no processo de otimização. Sem isso, tudo pode ser em vão ou tornar difícil a usabilidade do ambiente . 

 

Crie o hábito de colocar os objetos no seu devido lugar e limpar os ambientes com frequência, a bagunça pode dificultar até a circulação no ambiente.

 

Caso você seja do tipo bagunceiro, uma sugestão é buscar técnicas de organização como o método Marie Kondo.

 

  1. Self storage para organizar

Nesse processo de otimização de espaço, você verá que muitos objetos e móveis não serão úteis ou não cabem mais no contexto do novo do ambiente.

 

Mas não se preocupe, temos também uma solução para esse problema. Utilize um espaço/box de Self Storage para organizar, armazenar e controlar itens que não utilizará mais na sua casa ou escritório após o processo de otimização.

 

Esses objetos ou móveis não precisam ser descartados ou doados só pelo fato de não ser útil nesse momento, mas futuramente você pode precisar deles e com a solução inteligente do SmartStorage Self storage basta você pegar o que precisa a hora que quiser.

 

Percebeu que falta lugar em casa para guardar aqueles itens dos quais você não quer se desapegar? Temos os boxes de self storage perfeitos para você!

 

Com essa solução você aluga o espaço que precisa, pelo tempo que desejar. Dessa forma, fica mais fácil otimizar espaços, sem abrir mão daqueles objetos e móveis que possuam valor sentimental.

 

O self storage é a maior solução quando o assunto é otimização de espaços

 

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir os outros conteúdos!

Não quero me desfazer dos meus móveis, onde guardá-los?

Móveis são itens essenciais para o conforto de um lar. Mas nem sempre é possível mantê-los no mesmo lugar por muito tempo, seja por motivo de mudança, reforma, viagem ou falta de espaço. Para solucionar esse problema temos uma solução prática e segura de armazenagem.

 

O self storage é um espaço alugado para guardar objetos pessoais ou profissionais, por um período determinado. O locatário pode escolher o tamanho do espaço/box que melhor atende às suas necessidades de armazenagem e que tenha acesso exclusivo e ilimitado aos seus pertences. Além disso, o self storage oferece segurança, limpeza e praticidade.

 

Não basta apenas ter um bom local para armazenar , é preciso tomar alguns cuidados antes, durante e depois do processo de armazenagem, até para não se ter surpresas quando você for utilizar esses pertences novamente. Veja a seguir algumas dicas para preservar a qualidade dos seus móveis por mais tempo.

 

Antes da armazenagem dos seus móveis

 

– Limpe com os produtos adequados para cada tipo de material. Use um pano úmido com lustra-móveis ou sabão neutro. Evite usar álcool ou produtos abrasivos que possam danificar a superfície.

– Hidrate os móveis de madeira usando óleo como o de peroba. Isso ajuda a evitar o ressecamento e a rachadura da madeira.

– Use  plástico bolha, papelão ou tecido, para evitar arranhões, manchas e poeira durante o transporte e a armazenagem.

– Móveis que tem a disponibilidade de desmontar: faça esse processo, pois facilita  o transporte e otimiza o espaço do box. Guarde os parafusos e as peças pequenas em sacos plásticos identificados e coloque junto ao móvel.

-Guarde objetos menores em caixas ou dentro dos móveis, como gavetas. Isso evita que eles se percam durante a movimentação. 

 

Durante a armazenagem

 

– Escolha um self storage que ofereça segurança, limpeza e localização privilegiada. Verifique se o local tem monitoramento 24 horas, controle de acesso e boxes de tamanhos diferentes.

– Organize o box visando otimizar o espaço e facilitar o acesso aos móveis, deixe um corredor entre os eles. Empilhe as caixas com cuidado, colocando as pesadas embaixo e as leves em cima.

 

Depois da armazenagem

 

– Quando chegar a hora de retirar seus móveis do box de armazenagem, limpe os móveis seguindo as medidas de limpeza de acordo com cada material.

– Móveis desmontados devem ser retirados do box e montados no local onde serão instalados. Verifique se todas as peças estão juntas e se não há danos ou defeitos.

 

Seguindo essas dicas simples, você pode conservar a qualidade dos seus móveis por mais tempo e garantir que eles continuem bonitos e funcionais mesmo depois de passarem por um período de armazenagem em um self storage..

 

Móveis são bens duráveis, afinal, eles são parte da funcionalidade e também da decoração de uma casa ou escritório. 

 

Depois de retirar seu móvel de um centro de armazenagem e instalá-lo no lugar de sua preferência, temos mais algumas dicas para você mantê-lo bonito e que dure muitos anos.

 

– Se tratando de móveis de madeira ou MDF, protegê-los de raios solares é uma preocupação, escolha lugares que não façam com que esse tipos de móveis fiquem sob luz constante. Móveis de madeira expostos ao sol constante podem rachar ou terem suas cores alteradas.. 

 

A limpeza é um ponto importante, cada material tem seu método de limpeza e produtos específicos, leve sempre em consideração a orientação do fabricante na hora de limpar seus móveis. Esse cuidado trás uma garantia maior de prolongar a vida útil de seus móveis.

 

Todo móvel tem um limite máximo de peso que ele pode suportar sem sofrer danos. Dose sempre o peso de objetos que for colocar na superfície do móvel e verifique se não está sobrecarregando-o em um dos lados. Evite manter por muito tempo esse peso sobre seu móvel. 

 

Mofo é uma situação fácil de controlar, mas se não tomar medidas de prevenção, ele aparece e pode danificar permanentemente seu móvel. Para prevenir esse mal, evite encostar seus móveis em uma parede, mantenha um espaço para passagem do ar, não guarde objetos úmidos e evite limpar com panos molhados.

 

Móveis com gavetas, portas e dobradiças precisam de uma certa delicadeza ao manuseá-los, estragar esse mecanismo de dobradiças pode trazer prejuízo financeiros e irreversíveis ao seu móvel.

 

Evite deixar cair água ou colocar objetos úmidos em contato e tome cuidado com ambientes como banheiros nos quais a umidade do ar é maior e pode danificar seu móvel.

 

O bom uso de um bem durável como seus móveis, garante uma vida útil prolongada e mantendo a qualidade e usabilidade. Seguindo essas dicas você evitará dores de cabeça e melhor uso do seu box de armazenagem.

 

Conheça todas as vantagens de alugar um espaço para armazenagem de seus móveis com segurança e comodidade.

Os maiores motivos para procurar um Self Storage:

guarda moveis em são paulo

No mundo agitado de hoje, tanto pessoas quanto empresas frequentemente se deparam com a necessidade de armazenar seus pertences de forma segura e conveniente. É aí que o self storage se encaixa como uma solução prática e eficiente.

Neste artigo, vamos explorar os motivos pelos quais o SmartStorage self storage se tornou uma escolha tão popular para o armazenamento de pertences pessoais e itens empresariais. Descubra como essa solução versátil pode ajudar você a organizar sua vida e simplificar seus negócios.

Espaço adicional sem complicações

Uma das principais razões pelas quais pessoas e empresas recorrem ao self storage é a falta de espaço disponível em suas residências ou escritórios. Às vezes, a necessidade de armazenar itens sazonais, como móveis, equipamentos ou estoque excede a capacidade de um espaço físico limitado. 

Para resolver isso, o SmartStorage Selfstorage oferece unidades espaçosas e flexíveis, permitindo que você mantenha seus pertences extras em um local seguro e acessível, sem a necessidade de se desfazer deles completamente.

Segurança e proteção

Ao armazenar seus pertences em uma unidade de self storage, você pode ter tranquilidade em relação à segurança. As instalações de self storage são equipadas com medidas de segurança avançadas, com o sistema de vigilância monitorado por câmeras, acesso controlado, alarmes e equipes de segurança.

Além disso, você é o único responsável pela chave e o código de acesso ao seu espaço/box, garantindo total privacidade e controle sobre seus pertences.

 

Flexibilidade de armazenamento

O self storage oferece o diferencial da flexibilidade quando se trata de armazenamento. Você pode alugar um box pelo tempo que precisar, seja por um mês ou até mesmo anos. 

Esse nível de flexibilidade é muito útil, por exemplo, para pessoas que estão passando por transições, como estudantes universitários que vão estudar e se mudam, famílias se mudando para uma nova cidade passando por reformas, etc. 

Além disso, é possível alterar o tamanho do espaço conforme suas necessidades mudam, proporcionando um armazenamento sob medida para seus pertences. Ou seja, se você tem uma empresa e quer aumentar o estoque, a qualquer momento pode mudar seus produtos para um box maior.

Acesso fácil e conveniente

Outra forte vantagem do SmartStorage selfstorage é o acesso fácil e conveniente aos pertences armazenados. Diferente de um guarda móveis tradicional, no qual você precisa marcar horários específicos para acessar seus itens, o self storage oferece acesso 6 dias por semana.

Você pode entrar na unidade sempre que precisar, buscando ou adicionando itens conforme necessário. Essa conveniência é valiosa principalmente para empresas que podem ter necessidades de acesso frequente ao estoque ou documentos armazenados.

Proteção contra danos

As unidades de self storage são projetadas para proteger os pertences armazenados de danos causados por fatores externos. Elas são adequadas para resistir a mudanças climáticas, como umidade, calor ou frio extremos, evitando danos a itens sensíveis.

Conheça o SmartStorage Self Storage!

O SmartStorage Self storage está pronto para solucionar seus problemas de falta de espaço! Com várias unidades localizadas em pontos estratégicos da cidade, você armazena seus itens ou da sua empresa com segurança e possui fácil acesso para quando precisar deles.

Peça um orçamento aqui 

Bora reformar sua cozinha? Descubra o que fazer com suas louças e eletrodomésticos?

Dona de casa encantada e seu marido desempacotam caixas de papelão com novos talheres, carregam pratos, mudam-se para um novo apartamento, olham-se alegremente, posam contra o interior da cozinha. Conceito de realocação

Chegou a hora de reformar sua cozinha, isso inclui novos armários e eletrodomésticos, porém você ainda deseja conservar os seus itens mais queridinhos.
O que fazer?

A organização da cozinha é essencial para o bom funcionamento de uma casa. Todos querem uma cozinha bem equipada com armários, onde cada coisa tenha seu espaço correto, sem ser simplesmente jogado em qualquer canto ou de qualquer jeito.

Mas, para que isso aconteça, não tem jeito, mesmo que a casa ou o apartamento sejam novos, as reformas sempre acabam sendo necessárias para que as coisas fiquem exatamente como o seu dono sonhou.

As reformas podem acontecer de formas sutis. Podendo ser desde uma simples pintura às arrojadas reformas para receberem os móveis planejados. E aí vem a pergunta, onde coloco as louças e os eletrodomésticos sem que não atrapalhem nem a reforma e nem tão pouco fiquem empilhados em outros ambientes da casa?

É nesse momento que o self storage surge com a melhor das soluções.

🍽 Mas, primeiro, como organizar sua cozinha?

Com alguns passos simples, você pode organizar sua cozinha de forma eficiente e garantir que tudo esteja em seu devido lugar.

Armazenar suas louças e eletrodomésticos em um lugar seguro enquanto reformar sua cozinha, é prevenir que eles se danifiquem com poeira, tinta ou qualquer impacto que uma reforma pode ocasionar. 

O Smartstorage tem o espaço ideal para você guardar tudo, sem nenhum risco e com a praticidade e privacidade que deseja.

Os boxes, com diversos tamanhos, foram criados justamente para esses momentos. Com a opção de escolher o box que melhor se adequa a você.

Dicas para uma cozinha organizada em todo momento 

E para te ajudar ainda mais nessa jornada de renovação daquele espaço que é considerado um dos melhores de qualquer casa, trouxemos dicas maravilhosas de como armazenar e guardar todos os seus artigos de cozinha. Continue essa leitura e não perca nenhuma de nossas dicas.

  1. Selecione exatamente os itens necessários no dia a dia – mantenha somente o necessário

Quem gosta de cozinhar acaba se maravilhando com tantos equipamentos e utensílios que auxiliam no trabalho diário, porém, nem todo dia utilizamos aquele descascador, ou aquela máquina de macarrão, 

E por isso precisamos entender de fato o que utilizamos com frequência para preparar nossos cardápios e o que temos e usamos somente ocasionalmente!

Após entender de fato o que usamos, vamos separar aquilo que usamos todo dia, usamos uma vez por semana, usamos uma vez ao mês, até aqueles que usamos uma vez ao ano!

  1. Escolha seu método de organização

Muitas pessoas apostam em vidros, outras em organizadores de gavetas, etc. Importante é entender e responder às seguintes perguntas:

  • O que eu preciso ter à mão?
  • O que precisa estar logo na primeira gaveta?
  • O que eu preciso que esteja no armário superior logo à minha frente?

Isso ajuda muito no momento de pensar em que tipo de complemento de marcenaria você vai escolher.

  1. Mantenha a ordem dentro dos armários 

Aposte em suportes, aramados, ganchos etc. Hoje a marcenaria conta com vários tipos de acabamento além de darem um charme todo especial à sua bancada de cozinha.

  • Separe armários para eletrodomésticos
  • Suportes abaixo da pia para produtos de limpeza 
  • Armários extras piso e armários.

Embalando suas louças para encaminhá-las para o box:

A escolha da embalagem é extremamente importante do ponto de vista da funcionalidade e do cuidado que você deseja ter para as suas louças. Por isso, esse processo deve ter uma atenção especial. 

O plástico bolha ainda é considerado um dos materiais que melhor desempenha o isolamento e segurança, quando o assunto é louças. Para garantir que sua louça não sofra nenhum tipo de dano por conta do atrito na hora do armazenamento com outros utensílios, é sempre bom garantir que tudo esteja bem embalado e encaixotado com total segurança. 

📦 Posso armazenar meus eletrodomésticos sem perigo?

Ao pensar em guardar um eletrodoméstico pense no espaço que irá ocupar e escolha o box pensando nisso. Outro ponto importante é qual deles eu posso guardar em caixas, que não produzirão mofos.

Outra observação a ser feita é a limpeza, principalmente geladeiras, microondas e freezers. Temos de pensar em evitar mofos e mau cheiro utilizando produtos que auxiliam nessa função, os anti-mofos, disponíveis em vários formatos e tipos. Eles ajudam na conservação e, além do mau cheiro, evitam danos aos itens, pois guardá-los úmidos ou com manchas, a longo prazo, pode danificar seu eletrodoméstico. As manchas podem se intensificar pelo período que o item ficar guardado e se tornarem difíceis de serem removidas.

Demais itens como torradeiras, sanduicheiras, batedeiras, mixer, etc., também devem estar limpos e secos. O ideal é embalá-los em plástico bolha antes de guardá-los nas caixas.

Não esqueça de identificar o conteúdo de cada caixa para melhorar a encontrabilidade dos mesmos dentro do seu box.

🧡 E não esqueça: estamos aqui para te ajudar

A renovação da sua cozinha é uma jornada cansativa, mas vale muito a pena. 

E se você não quer vender ou doar aqueles móveis e eletrodomésticos mais antigos, pode se sentir à vontade de guardar seus bens em nossos boxes. 

Preserve seus bens mais queridos com a SmartStorage agora!

Self storage + e-commerce = inteligência

Encontrar o local certo para o seu comércio eletrônico pode ser um desafio. Um local de depósito ou auto-armazenamento pode ser uma opção ideal. 

Manter o inventário protegido é importante e o auto-armazenamento fornece o tipo de ambiente para essa finalidade. Além disso, alugar uma unidade self storage permite que você escolha um local próximo a clientes ou fornecedores sem ter que incorrer com altos custos de construção ou aluguel. 

Com planejamento e pesquisa cuidadosa, você pode encontrar uma solução adequada para o seu  comércio eletrônico que atenda a todas as suas necessidades.

O auto-armazenamento oferece uma maneira econômica de estocar mercadorias sem compromisso de longo prazo, tornando-o ideal para empresas de comércio eletrônico que precisam de locais de armazenamento flexíveis. 

🤔 Como escolher o armazenamento certo para meu e-commerce?

Para empresas de comércio eletrônico, selecionar o local certo para armazenamento pode ser uma decisão crítica. Com o surgimento dos serviços de auto-armazenamento, fica mais fácil para startups e pequenas empresas encontrarem espaço para suas operações. Você pode acessar rapidamente armazéns seguros e espaçosos em diferentes locais da cidade, basta escolher o melhor box self storage. Isso facilita o gerenciamento do estoque e o alcance de clientes em diferentes partes do mundo.

Por que os self storage são tão populares?

Com seus muitos benefícios, o auto-armazenamento está rapidamente se tornando a melhor escolha de armazenamento para empresas de comércio eletrônico.

As instalações de auto-armazenamento fornecem uma maneira econômica de armazenar e realizar uma logística eficiente , economizando tempo e dinheiro. Inclusive, você tem a opção de escolher um endereço que seja o mais próximo do seu cliente, permitindo prazos de entrega mais rápidos.

Vantagens que um self storage pode oferecer ao seu negócio

Saiba que guardar os estoques em um self storage tem muitas vantagens a oferecer para o seu e-commerce. 

Veja a seguir:

📦 Otimiza a gestão dos estoques 

Permite maior controle sobre a quantidade de mercadorias estocadas.

Nossos inquilinos contam com a possibilidade de ampliação de espaço sem a necessidade de procurar em outro local. Basta solicitar um box maior para atendermos a sua necessidade. 

Caso seu estoque também seja reduzido, você tem direito a migrar seu estoque para uma área menor. A cada mês você pode aumentar ou diminuir o espaço conforme suas necessidades. 

⚠ Elimina o risco de perdas e danos

No Smartstorage, nossas unidades são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana, por uma empresa especializada. Além disso, apenas o inquilino tem acesso ao seu espaço e não mantemos cópias das chaves dos cadeados dos mesmos.

Cada espaço alugado, comumente chamado de box, deve ser trancado com cadeado de propriedade do inquilino.

👨‍🏫 Melhora a logística do e-commerce 

Oferece um local estratégico para servir de ponto de distribuição das mercadorias. Assim você pode optar por um self storage que fique próximo dos seus clientes e fornecedores.

💰Aluguel acessível

Reduz os custos de armazenamento do estoque, pois os valores de um self storage em comparação com aluguel de galpões ou imóveis é muito menor;

O contrato de aluguel é mensal, renovado de forma automática até manifestação do inquilino para o encerramento, que ocorre sem multas e não necessita de fiadores. Sendo que o pagamento é antecipado por cartão de crédito, débito automático ou boleto bancário.

Além disso, não precisa pagar IPTU, sem burocracia para locação e sem fiador. Fácil acesso ao seu estoque em horário comercial.

🔐 Segurança do seu estoque 

Ao guardar no  self storage, é necessário contratar um seguro individual, tendo o mesmo período de vigência que o contrato de aluguel. Nós, do Smartstorage, podemos te ajudar indicando uma seguradora.

♻ Qualidade na manutenção dos boxes: 

O ambiente é limpo e dedetizado periodicamente por empresas certificadas;

E para uma boa qualidade na manutenção e movimentação dos seus objetos, relacionamos alguns itens que nossa empresa disponibiliza, te trazendo mais segurança e conforto na hora de guardar seus objetos.

Além desses benefícios, nossos espaços são limpos, livres de roedores ou qualquer outro tipo de praga. Também oferecemos ventilação adequada, além da opção de uso de boxes multiusos.

🚚 Facilita o frete:

Existe a disponibilidade de carrinhos para a movimentação das caixas para a autogestão dos seus estoques. Por exemplo:

  • Área de carga/descarga coberta;
  • Boxes com carga/descarga na porta, agilizando a movimentação;
  • Carrinhos para carga e descarga;
  • Monitoramento 24h por empresa especializada;
  • Elevador de carga.

Armazenar com estantes ou sem estantes?

Muitas vezes pensamos em deixar somente caixas nos espaços inteligentes, porém, a organização é fundamental.

Catalogar livros, documentos, itens de decoração e estoque ajuda muito na hora de sua visita para a retirada de algo, e as estantes ajudam e muito nesse processo.

Além de ficar com mais espaço de circulação no box, pode ser muito útil para o seu dia a dia.

Por que confiar em nós da Smartstorage?

O comércio eletrônico pode ser um empreendimento assustador, mas estamos aqui para torná-lo o mais livre de estresse possível. 

  • O nosso espaço de armazém foi concebido a pensar no seu negócio, desde o acesso ergonômico 24 horas (reduzindo os custos operacionais) até  recursos avançados de segurança.
  • Nossos espaços inteligentes vêm com uma variedade de comodidades e ótima localização para serem ainda mais econômicos. Oferecemos diferentes termos flexíveis de locação.
  • Todas as unidades são equipadas com amplas portas de carregamento, tetos altos e grandes baias de drive-in.
  •  Todas as nossas propriedades são totalmente cercadas, protegidas e monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana, 
  • Oferecemos nossos serviços para inquilinos que desejam melhorar sua entrega, loja e experiência do cliente.
  • Nossos espaços locais estão estrategicamente localizados nas melhores áreas comerciais da cidade, permitindo que você alugue espaço para o seu negócio sem custos adicionais de aluguel.
  • Não tem custo adicional para o proprietário – nosso único requisito é que você seja uma empresa de comércio eletrônico!

O local perfeito para o seu e-commerce está esperando por você. Esta unidade tem tudo o que você precisa para ter sucesso, com localização estratégica e custos  mínimos de locação de espaço, seguro e acesso somente para o inquilino.

Gostou do nosso artigo e quer desfrutar mais de perto? Então peça sua cotação agora!

5 dicas ( e algumas +) para armazenamento em Self storage.

Jovem mulher feliz fazendo uma mudança de casa, ela está desfazendo as malas na sala de estar

Você quer prolongar a ordem e a durabilidade dos seus pertences no self storages, não é? Então confira nossas dicas para classificação e organização. 

Sabemos da importância em ter conhecimento de fatores importantes na hora de armazenar em boxes tudo aquilo que você precisa guardar, sejam itens particulares seus como também de sua empresa.

Pensando nisso a Smartstorage traz um texto recheado de informações e dicas importantes que irão fazer toda a diferença na hora que você for guardar tudo em um de nossos boxes, desde a forma de embalar até a melhor forma de identificar cada um deles, assim como também, informações importantes relacionadas a documentos e restrições de produtos a serem guardados no self storage.

E aí, preparado para essa leitura que vai te abrir a mente para novas possibilidades? Então vamos lá!

As melhores dicas para cuidar do seu armazenamento

A partir de agora, você vai conhecer desde a forma de embalar até a melhor estratégia de identificar cada um deles. Assim como também, informações importantes relacionadas a documentos e restrições de produtos a serem guardados no self storage.

📦 Conheça a utilização da suas caixas

É importante saber a utilização das caixas para armazenar de uma forma mais prática. 

Procure utilizar caixas de tamanhos pouco variados, o armazenamento e a organização serão mais fáceis. 

Como dica extra você pode embrulhar os objetos individualmente em papel plástico, bolha ou tecido, evitando o atrito entre eles na caixa. 

📑Classifique seus artigos! 

Organizar os objetos por artigos, exemplo: artigos de cama, artigos de perfumaria, documentos, talheres, decoração de parede, acessórios de lavanderia e assim por diante, com etiquetas e cada caixa com a descrição do que possui dentro dela é fundamental.

Por exemplo, separe: Cozinha (decoração de parede), Sala (decoração de parede), Cozinha (talheres), Cozinha (panelas) e assim por diante. 

Lembre-se de fechar e lacrar muito bem as caixas e os sacos com seus pertences, assim você evitará acidentes. Utilize sempre fitas adesivas e lacres, os quais são sempre facilmente encontrados entre artigos de papelaria.

✅ Sinalize seus itens

Quando você sinaliza a fragilidade dos seus itens, vai garantir que você não tenha nenhuma perda caso seja necessário enviar outra pessoa para manusear seu produto.

🪑 Separe seus artigos por cômodos ou seções

Já os móveis grandes, devem ser desmontados antes de armazenar, tendo o cuidado de sempre juntar todos os parafusos e porcas em saco plástico, e guardando junto das peças a que pertencem. 

Com relação a mesas de vidro e espelhos, o ideal é que se marque com fitas adesivas um “X” para evitar rupturas. 

Forre toda área do piso de armazenamento, com plástico bolha ou pedaços de madeira. Isso ajudará a manter a umidade longe e permitirá que os itens possam respirar.

📂 Como arquivar os documentos?

E em questão dos documentos? Ou seja, aqueles que tanto podem ser pessoal (PF),como  empresa (PJ). Como não perder tempo quando tiver que procurá-los no box? Como devo guardar?

Então, todos os documentos são importantes para uma empresa, porém existem aqueles que ainda possuem a necessidade de estarem “sempre à mão”. E existem aqueles documentos onde o uso geralmente é mais pontual, mas precisam ser guardados por um determinado período por conta de legislações.

Por exemplo,  o arquivo morto são documentos importantes, mas que já não são consultados com frequência ou mesmo modificados. Eles podem ser armazenados em um dos nossos boxes, pois caso precise consultá-los você terá facilidade em acessá-los. 

Assim, para que o armazenamento se dê organizadamente, seguimos praticamente os mesmos princípios. 

  • Coloque as pastas plásticas contendo os documentos em caixas, organizadas por ordem de datas e devidamente nomeadas.
  • O ideal é que estas caixas sejam depositadas em estantes e o box seja organizado para formar corredores seguros e com trânsito livre, evitando assim, acidentes.
  • O uso de EPI é imprescindível para a movimentação desse tipo de material. 

Aqui segue um passo a passo fácil, mas que vai te ajudar muito na hora de organizar tudo:

  • Coloque os documentos contábeis por assunto e ordem crescente, por exemplo: notas fiscais, fluxo de caixa, balanços patrimoniais, DRE, e assim por diante;
  • Cada um desses assuntos deve estar dentro de uma pasta, de preferência uma que seja transparente, de modo que você possa identificá-los com maior facilidade;
  • Utilize pastas de plástico. Elas protegem os papéis de possíveis roedores e traças;

⏳ Bônus: pense na temporalidade de seus documentos!

Tenha em mente que cada tipo de documento possui um tempo de arquivamento diferente, ou seja: para a justiça, eles precisam ser armazenados por um determinado tempo, mesmo que a seu ver já não tenham mais utilidade;

Crie uma tabela de temporalidade que aponte o tempo que cada tipo de documento deve ser arquivado. 

Por exemplo: 

  • Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT): 10 anos; 
  • Comprovantes de pagamento de tributos da Previdência Social: 30 anos; 
  • COFINS: 5 anos; 
  • Acordo de compensação de horas: 5 anos. 

Lembrando que, os prazos entram em vigor sempre a partir do ano seguinte ao de referência do documento. Na dúvida é sempre bom consultar o seu contador.

📚 E os livros?

A forma de armazenamento seria a mesma que utilizamos para os documentos, ou não? 

Livros são artigos cada vez mais raros com o uso da tecnologia, porém, muitas pessoas ainda gostam de ter a fantástica sensação de receber um livro e sentir o cheirinho de novo que ele tem. Não tem como, livros acabam sendo um artigo de apego sentimental.

A melhor maneira de guardar seus livros seria encaixotar por assunto e catalogar, deixando o catálogo colado do lado de fora da caixa, assim fica muito mais fácil localizar o livro na caixa. É importante existir alguma lógica na hora de guardar. Marcar por categoria, como em uma biblioteca, ajuda bastante.

🏠 E o mais importante: o cantinho certo para armazenar!

Nesse tipo de casos o self storage pode ser a extensão perfeita do seu escritório ou negócio. Não se preocupe em ocupar espaço para arquivos, pense na melhor solução, inclusive econômica, para guardar seus papéis com segurança, além de poder aumentar o tamanho do box quando quiser.

Quer guardar seus bens queridos em um espaço seguro? Venha para o seu self storage!

A coisa mais importante que você precisa saber sobre self storage

Família desempacotando entregas

 

Você deseja um espaço para manter suas coisas mais importantes, seguras e protegidas, mas não sabe como? O self storage é o que você precisa!

Encontrar um lugar fora de casa para armazenar seus objetos mais preciosos e importantes é difícil. Nem todo o mundo tem o mesmo cuidado com nossos pertences.

E aí vem a pergunta: Existe alguém que possa ter o mesmo cuidado e carinho quanto eu? A resposta é: Sim! Existe. E hoje você conhecerá tudo sobre o nosso conceito de armazenamento.

Conheça o self storage, a sua solução!

Então, o que é self storage? Como funciona esta solução? O self storage, traduzido como: auto-armazenamento, é a solução ideal para quem deseja praticidade, conforto e segurança para manter seus pertences limpos da umidade e poeira e com a privacidade desejada.

Quando se trata de ter um espaço próprio para armazenamento, uma das maiores vantagens de alugar um espaço inteligente é a praticidade. São lugares onde você pode guardar praticamente tudo que quiser – existindo algumas restrições que explicamos nos textos seguintes -, como quiser e durante o tempo que quiser, sempre com comodidade e segurança.

Benefícios do self storage 

A principal vantagem do auto armazenamento é a liberdade de ter um espaço extra para guardar bens de um jeito seguro. Nosso serviço conta com vários diferenciais que valem a pena  destacar:

  • 📜Contratos mensais: Como nossos contratos são sempre mensais, não há multas de rescisões contratuais. Com isso, você poderá decidir até quando deseja usar os nossos boxes, sem ter que se preocupar por taxas extras. Além disso, quando assinamos convênios com nossas empresas de self storage, os termos do contrato são simples, transparentes e sem burocracia. 
  • 💵Livre de taxas: não tem taxas de condomínio, taxas de manutenção, taxas de segurança ou impostos similares. Você também pode reduzir ou aumentar o tamanho do box quantas vezes for necessário.
  • 🔐Segurança garantida: Nossos boxes são monitorados 24 horas. Um lugar para guardar seus móveis, documentos, com a proteção necessária e ainda a privacidade desejada, pois somente o inquilino pode acessar seus boxes.
  • 🤝Relacionamento pessoal com nossos inquilinos: para facilitar nossos canais de atendimento, oferecemos também espaços para reuniões e visitas que você pode utilizar para trabalhos, apresentações e transações comerciais. Há também amplo estacionamento e fácil acesso ao transporte público, tudo para facilitar sua logística.
  •  📦Variedade para guardar o que você quiser: Com boxes em diversos tamanhos, do menor, onde você pode guardar documentos, livros, coleções de discos, perfumes e objetos de valor sentimental, até o maior, onde você pode guardar móveis, cadeiras, instrumentos musicais e coisas que podem ocupar muito espaço em sua casa ou empresa.

Exemplos onde você pode precisar de um self storage

É muito comum achar que só os grandes empresários precisam de armazenamento, mas isso não é verdade. Pequenos e médios empreendedores ou pessoas físicas, que necessitam fazer muitas mudanças, podem precisar de um armazenamento extra também. 

Seguem alguns exemplos: 

📋 Seus documentos ou contratos mais importantes

Se você não sabe onde guardar documentos ou contratos, é fácil! Fornecemos o melhor lugar para seus documentos.. Existem pequenas caixas com prateleiras e suportes onde os papéis são armazenados organizadamente e protegidos do calor, umidade e insetos como percevejos ou baratas, para que qualquer pessoa possa acessá-los sem nenhum problema. 

Se o problema for quantidades maiores, como, por exemplo, papelada de escritório ou grandes estoques, nossos boxes também são adequados para você. Afinal, se você não quer se livrar deles, é porque eles são importantes, não é? Mas se você não tem espaço, é bom saber que existe um lugar ideal onde não fiquem se enchendo de pó e manchas, apresentando sinais do tempo e das intempéries. 

🪑 Móveis de todo tipo

Agora, quando o assunto são itens volumosos como móveis, armários, mesas, sofás, colchões e materiais de reforma, você encontrou uma ótima solução. Imagine que você herdou coisas que não estão mais à venda e têm um valor sentimental, você pode conservá-las preservando a sua qualidade. 

🏠 Mais espaço… além da sua casa

Você não tem espaço em casa e precisa de um lugar para guardar? O self storage também foi feito para você. Acreditamos e entendemos o valor sentimental que nossos inquilinos possuem pelos seus itens. Existe um espaço perfeito do tamanho que você precisa. E pelo cuidado que temos com os nossos boxes, você não precisa se preocupar com seus itens, eles não ficarão expostos a mofo, poeira e coisas que podem danificá-los.

🎨 Para artistas

Se você é um profissional das artes, possui uma galeria ou presta serviços a museus, as suas obras, pinturas e esculturas também podem ser guardadas em nossos boxes. Com segurança e privacidade, não haverá roubo ou fotos indesejadas de seus itens que fazem parte de uma galeria temporária ou de um museu que exige total privacidade. 

🛫 Vendas internacionais

Para quem trabalha com vendas e importações online, enviar produtos do exterior sempre significa lidar com a falta de espaço. A melhor solução é alugar um box de armazenamento pessoal.

Com uma sala limpa e à prova de umidade, sua empresa pode armazenar com segurança o estoque, sazonal ou não, com os melhores serviços de armazenamento do mercado com total conforto e privacidade.

E, na prática, como funciona?

Nós do Smartstorage nos preocupamos com você. Segurança, conforto e confidencialidade são os pilares do nosso atendimento. Contar com um serviço eficiente é importante. Buscamos entender suas necessidades, oferecendo a melhor solução para seus problemas, renovando seu olhar quando o assunto for armazenamento. 

Este é um conceito que levamos muito a sério, ser transparente com nossos inquilinos. Com eficiência no fechamento dos contratos, com ou sem pandemia, tomamos todos os cuidados com as normas de higiene, para que se tenha tranquilidade no armazenamento de seus bens, onde só terá acesso, com sua chave. 

Com a privacidade que se deseja e precisa para um bom serviço, trabalhamos ao máximo pela excelência em agradar e fazer de nossos serviços não só um meio de praticidade, mas também de experiência em eficiência.

Precisa armazenar seus bens mais queridos? Faça sua cotação agora!

Guia: como tornar sua casa minimalista.

Guia: como tornar sua casa minimalista.

Estilo que vem se popularizando no mundo todo, o minimalismo cada vez mais se torna uma tendência. Começando como um movimento artístico na década de 1960, o minimalismo se expandiu em várias áreas, como no vestuário, decoração de casas e na estética em geral.

É uma corrente que enfatiza a simplicidade e a eficiência, baseado na ideia de que menos é mais. Através dessa filosofia, o minimalismo propõe que viver num ambiente mais “clear” é uma das mudanças que promovem uma maior satisfação pessoal.

Por fim, se transformou em um estilo de vida, que por suas características faz com que as pessoas adeptas busquem viver em um ambiente mais espaçoso, buscando soluções para o armazenamento de itens que não são primordiais para o dia-a-dia.

Nesse artigo você encontra mais detalhes sobre o que é o minimalismo, dicas de como tornar sua casa minimalista e como o SmartStorage self storage pode te ajudar nessa missão.

Como surgiu o minimalismo?

O minimalismo tem suas raízes nos Estados Unidos, começando como uma corrente chamada de minimal art. Artistas plásticos como Sol LeWitt, Donald Judd e Frank Stella desenvolveram um estilo que buscava utilizar somente os elementos indispensáveis em suas obras, buscando a síntese no significado através de estruturas bi ou tridimensionais.

Através desse movimento inicial, o minimalismo foi ganhando força ao longo do tempo. Poucos anos depois de sua criação, a corrente começou a ser desenvolvida com outras vertentes, inclusive sendo pensada como um estilo de vida.

Esse estilo segue a mesma linha da origem do movimento, ou seja, dispensa o uso de todos os itens que não são necessários.

Vantagens de ter uma casa minimalista

Aplicar o minimalismo na sua casa traz vários benefícios. O maior deles, com certeza, é a economia de espaço, já que na transição para esse estilo de vida, você reduz a quantidade de itens que possui na residência. No entanto, isso não significa que você precisa se livrar de todos os seus itens para tornar sua casa mais minimalista.

 

São coisas como: roupas que já não servem mais, brinquedos que já não são mais usados, itens que você possui em quantidade desproporcional ao uso, eletrônicos antigos que já não funcionam mais, itens que trazem lembranças mas não são usados com frequência, entre outros.

Remover esses itens de casa e armazená-los em uma das unidades do SmartStorage self storage traz para você todas as vantagens de uma casa com espaço, sem perder a segurança de que seus pertences estarão protegidos em um lugar confiável.

Assim, você notará um ambiente muito menos estressante, sem distrações que possam interferir na clareza e no foco das suas ideias.

Além do mais, viver o estilo de vida minimalista possibilita uma perda menor do tempo. Com menos itens para lidar, o tempo que se passaria organizando vários pertences pode ser aproveitado de outras maneiras. Essa prática organização e a baixa concentração de itens proporciona um ambiente mais tranquilo, ou seja, também contribui para a diminuição do estresse.

Como tornar sua casa minimalista?

Se interessou pela ideia e quer implementar na sua casa? Para isso, existem algumas tarefas que podem ajudar nessa transição, de modo que ela seja gradativa e não precise ocorrer drasticamente. Seguem algumas dicas de como ter uma casa minimalista em alguns passos:

  • Reduzir a quantidade de coisas: Retirar de casa itens que não são usados ou necessários, mantendo apenas o essencial. Isso não significa, porém, que você precisa se desfazer dos itens. No selfstorage da SmartStorage, por exemplo, você pode armazenar seus pertences de forma segura para utilizá-los quando precisar.
  • Manter um layout simples: Escolha móveis e decorativos simples, evitando excesso de itens e apresentando uma aparência limpa e organizada.
  • Priorizar a funcionalidade: Escolha itens que tenham múltiplas funções e sejam fáceis de usar e manter.
  • Adotar cores neutras: Escolha cores claras e neutras para a decoração, como branco, cinza, bege, que criam uma aparência minimalista e tranquila.

Outra dica valiosíssima é sobre quais itens manter em casa. O ideal é guardar apenas itens de grande utilidade e que são imprescindíveis. São coisas como: roupas e acessórios que são usados com frequência, livros, itens relacionados ao trabalho, documentos, etc.

Como a SmartStorage pode te ajudar nessa transição?

O self storage da SmartStorage pode ser seu maior aliado na transformação da sua casa para um estilo mais minimalista. Com unidades na Bela Vista, Elevado e Limão, você pode ter a certeza que seus itens estarão protegidos, e além disso, terá fácil acesso a eles.

Assim, quando quiser matar a saudade de algum item em particular ou voltar a usá-lo, é só ir até o seu box e retirá-lo. Quer saber mais? Faça um orçamento conosco e conheça as nossas soluções para o armazenamento inteligente dos seus pertences.

O que é Dark Store e como funciona?

O que é Dark Store e como funciona?O que é Dark Store e como funciona?

Já ouviu falar em Dark Store? Essa nova estratégia logística do e-commerce funciona de forma diferente dos modelos tradicionais de comércio. De acordo com as mudanças do mercado e nos padrões de consumo, causados principalmente pela pandemia do COVID-19, tornou-se necessário um modelo logístico que suprisse essas novas necessidades.

Assim, surgiram as Dark Stores, oferecendo benefícios como: maior conveniência ao consumidor com entregas rápidas, melhor gestão de estoque, melhor experiência ao cliente, preços competitivos e tudo isso de forma confiável.

Quer aprender tudo sobre as Dark Stores, inclusive como você pode entrar nesse modelo de negócio? Aqui nesse artigo você fica por dentro dessa nova estratégia logística que virou tendência no mundo todo.

O que é Dark Store?

O termo Dark Store, do inglês, significa literalmente loja escura. A origem desse nome se dá justamente pelas características das Dark Stores.

São espaços logísticos exclusivos para o armazenamento, separação e envio dos produtos comercializados, funcionando como um centro de distribuição próprio de uma empresa que atua via e-commerce ou marketplace.

Dessa forma, é uma loja fechada para clientes, excluindo a necessidade de ser um ambiente mais preparado para receber o público, algo que necessitaria de iluminação especial e vários outros itens específicos. Daí surgiu o nome Dark Store.

Dark Store: como funciona?

As Dark Stores são lojas focadas na distribuição de produtos variados caracterizados por pequenos volumes e alta frequência de venda, para regiões próximas. Assim, chegam para combater as principais dificuldades do e-commerce, o custo do frete e a demora no prazo de entrega.

Para conseguir superar essa barreira, as dark stores são fechadas para o público, ou seja, não recebem clientes. Como consequência, se livra de custos que lojas convencionais teriam.  Uma loja padrão precisa de alguns itens básicos para receber clientes, como iluminação adequada e ar-condicionado, além de uma localização que possua alto fluxo de movimento.

Por serem utilizadas como um ponto de entrega, as Dark Stores não necessitam estar nas vias principais e muito menos serem de grande porte. Esses fatores contribuem para que a empresa consiga encontrar um preço mais barato que o normal pelo m² para instalar uma Dark Store nos grandes centros.

Ainda, proporciona a entrega rápida dos produtos, uma vez que está próxima de áreas com alta concentração de moradores. Algumas empresas que trabalham com as Dark Stores, prometem a entrega dos pedidos em 15 minutos, sendo formas de transporte comuns as bicicletas e outros meios alternativos como patinetes elétricos, etc. Com isso, contribuem também para a redução na emissão de gases tóxicos ao meio ambiente.

Como montar uma Dark Store?

Antes de começar a operar uma Dark Store, é preciso levar em consideração alguns fatores. Citaremos aqui três pontos que você deve levar em conta para começar de forma bem-sucedida sua Dark Store.

  1. Localização

Como dito anteriormente, a localização da Dark Store é um dos itens de maior importância para o bom funcionamento do sistema. A operação deve sempre ocorrer num raio próximo, que possua alta concentração de pessoas.

Além disso, é essencial procurar locais que saiam por um custo menor, já que as Dark Stores não recebem os consumidores, e por isso, não necessitam estar nas principais ruas de um bairro. O mais importante nesse caso é a facilidade na recepção dos itens e no deslocamento da entrega.

  1. Conhecimento do perfil do consumidor

Outro diferencial para uma boa instalação de Dark Stores é ter o conhecimento da região, assim como o comportamento de seus consumidores. Assim, você descobre quais são os melhores tipos de produtos para manter em estoque e disponibilizar em sua loja, assegurando alta rotatividade de produtos e mais vendas.

  1. Tecnologia

Toda a operação logística de uma Dark Store depende do uso da tecnologia. Seja no e-commerce da própria empresa ou em um marketplace, o pedido realizado pelo consumidor chega até a Dark Store via aplicativo. Então, é necessário ter um sistema virtual funcional para começar.

Item crucial no sistema de Dark Stores, o sistema virtual atua diretamente no atendimento, recepção dos pedidos, gerenciamento do estoque e outros processos, através de um software. Sendo assim, o domínio da tecnologia pode ser um diferencial para a sua Dark Store.

Monte sua Dark Store com o Smart Storage Self Storage

Monte sua Dark Store em espaços no Smart Storage Self Storage, localizados em áreas privilegiadas de São Paulo (Bela Vista, Elevado e Limão). O SmartStorage selfstorage permite a armazenagem de forma rápida e prática, agilizando a entrega de produtos pela cidade, e assim permitindo a instalação de Dark Stores em espaços em todas as unidades.

Faça um orçamento e veja nossas soluções de espaços para a logística da sua empresa.

Qual a diferença entre estoque e armazenagem?

Qual a diferença entre estoque e armazenagem?

Qual a diferença entre estoque e armazenagem?

Estoque e armazenagem são dois termos muito conhecidos no meio empresarial. Por estarem na mesma área de atuação e se relacionarem, levantam muitas dúvidas sobre qual é o papel de cada um. No final, ambos são componentes primordiais para a realização do processo de fulfillment, que será explicado durante o texto.

Sendo assim, o bom funcionamento dessas atividades influencia diretamente no sucesso da empresa. Nesse artigo você confere qual a diferença entre estoque e armazenagem, e como essas duas atividades contribuem para o fulfillment.

Conceito de estoque

Basicamente, estocagem é o ato de manter itens em estoque, ou seja, manter guardado temporariamente uma quantidade variável de itens de propriedade da empresa. Isso acontece pela necessidade de guardar os materiais que fazem parte da produção ou que serão futuramente vendidos. Geralmente esses materiais são guardados em um armazém, por isso também os termos se confundem.

Por mais que pareça simples, essa atividade é muito estudada devido à sua importância, já que possui participação no processo de vendas e no fluxo de caixa. Dessa forma, as empresas ao longo do tempo foram desenvolvendo estratégias para realizá-la da melhor maneira possível.

Ao mesmo tempo que uma boa gestão de estoque precisa assegurar que a empresa tenha à disposição os materiais e produtos necessários no momento certo, também precisa garantir que esses itens não fiquem parados no estoque, o que significaria prejuízo.

Algumas das estratégias de estoque mais utilizadas pelas empresas atualmente são: FIFO (First In, First Out), onde os itens que chegaram primeiro no estoque são os primeiros a serem liberados; FEFO (First Expired, First Out), que prioriza os itens baseado na data de validade; e o LIFO (Last In, First Out), que pede a saída dos itens que chegaram por último, invertendo a lógica da FIFO.

Conceito de armazenagem

O termo armazenagem é usado para definir todo um processo que engloba diversas atividades da logística de uma empresa, inclusive a estocagem, outro motivo que pode causar confusão entre os termos. Toda a operação de organização, movimentação, conservação e distribuição dos materiais e produtos faz parte do processo de armazenagem.

A armazenagem então, precisa de uma estrutura física (armazém) que tenha capacidade de atender às necessidades desse processo, ou seja, que possibilite que a operação ocorra com praticidade e velocidade. Além da estrutura, conta com a participação de equipamentos como carrinhos e empilhadeiras para a movimentação dos itens. Vale mencionar também os aparelhos eletrônicos que ajudam no controle dos materiais, além, claro, dos funcionários que trabalham nesse processo.

Portanto, o que diferencia a armazenagem do estoque é o dinamismo das duas atividades. O estoque, que é uma das etapas da armazenagem, se trata apenas do mantimento de certos materiais da empresa em um local designado, algo mais estático. Já a armazenagem se trata de todo um processo que engloba as várias etapas logísticas do produto, entre elas a estocagem.

Como um bom sistema de estoque e armazenagem influencia no Fulfillment?

A palavra fulfillment deriva do termo em inglês que significa “cumprimento”, e diz respeito à conclusão de todo o processo de logística que envolve o e-commerce. É indispensável para os negócios do varejo digital.

Quando bem realizado, gera diversos benefícios para os empreendedores e para os consumidores, que passam a contar com mais qualidade nas etapas de compra.

Como já citado anteriormente, o estoque e a armazenagem são componentes fundamentais na logística de uma empresa, influenciando diretamente em um fulfillment de sucesso. Porém, para que isso ocorra, existem algumas características de sistemas de armazenagem e estoque que precisam ser incorporadas.

Uma dessas características é a organização. Um sistema de armazenagem e estoque eficiente é o que consegue organizar da melhor maneira os itens, fazendo com que a identificação dos produtos ocorra de forma rápida.

Além disso, uma otimização do sistema de estoque e armazenagem pode ajudar a reduzir custos. Isso acontece pois reduz o risco de possíveis acidentes e/ou de perdas de produto, seja por degradações ou falta de organização. A segurança e preservação da qualidade dos materiais são outras características de uma boa armazenagem.

Processo de Fulfillment e suas vantagens

O fulfillment é uma solução importante que visa sempre a experiência de compra do cliente, agilizando processos e fazendo com que a logística ocorra da melhor forma.

Além do gerenciamento de estoque e de armazenagem, o fulfillment conta com os seguintes processos: emissão de notas fiscais e relatórios; controle de saída de produtos em estoque; recebimento e preparação de pedidos; rastreio e distribuição das entregas; suporte ao cliente, troca e devolução.

Assim, é um sistema que quando realizado corretamente proporciona muitas vantagens, como por exemplo a redução dos prazos de entrega.

As empresas especializadas nesse serviço contam com equipes mais robustas, uma logística especializada, equipamentos de ponta e sistemas informacionais especializados. Dessa forma, os processos que envolvem a comercialização de produtos online se tornam mais eficientes e rápidos.

Além disso, essas empresas concentram um grande fluxo de movimento, já que atendem a diversos clientes. Logo, elas podem tornar a jornada da chegada do produto à entrega, muito mais profissional e ágil. Com um volume grande de entradas e saídas, os custos de operação também se tornam mais vantajosos.

O SmartStorage Selfstorage aluga espaços que podem ser utilizados pelas empresas para a armazenagem de seus produtos. Com 3 unidades em localizações privilegiadas na cidade de São Paulo, contribui na agilidade, economia e segurança nos processos de logística relacionados ao estoque e armazenagem.

Bela Vista

Elevado

Limão

+55 11 4444-5444 +55 11 4444-5444 fale com a gente