Como posso melhorar a gestão do meu estoque, dicas fundamentais

Quando falamos de gestão de estoque das empresas, vem à cabeça apenas armazenagem. Como já escrevemos anteriormente, os boxes de self storage são a grande solução para empresas em crescimento. Porém, não basta ter um bom espaço para armazenamento se não houver boas práticas de organização e logística, em relação ao manuseamento das mercadorias ou insumos.

 

Uma boa gestão de estoque não apenas faz com que a empresa aumente a sua lucratividade, como também se torne muito mais competitiva em seu nicho de atuação no mercado.

 

Seguindo esse contextos de gestão de estoque, preparamos um conteúdo para mostrar as melhores práticas de gestão de estoque

 

Dicas para melhorar a gestão de estoque

Tempo é dinheiro, como já diz o velho ditado, gerenciar o tempo de rotatividade das mercadorias, entender o comportamento de consumo do seu público e contar com o auxílio de ferramentas de gestão são apenas algumas das medidas que podem otimizar as atividades pertinentes à gestão de estoque de uma empresa.

 

Entenda o tempo de rotatividade

A rotatividade ou giro de estoque é uma das métricas mais importantes para que os gestores possam mensurar o ritmo de produção ou renovação dos inventários. 

 

Com base nesse tempo é possível calcular as quantidades exatas de produtos comercializados e mercadorias que ainda constam no estoque da sua empresa.

 

Existem planilhas que estão disponíveis para download, com fórmulas prontas que mostram quantidade de itens de cada produto ou os valores acumulados e comercializados. Basta apenas alimentá-las com informações do inventário dentro de um determinado período, fluxo de vendas, etc. Alimentando as planilhas com seus dados de estoque você terá o fluxo de rotatividade.

 

Essa lógica pode ser aplicada em empresas de qualquer porte, inclusive é muito útil para pequenos empreendedores que desejam mensurar e avaliar o controle e fazer a gestão de estoque do negócio. 

A planilha de rotatividade permite também que seja calculada a velocidade de renovação e o tempo médio que cada mercadoria permanece nas prateleiras.

 

Use a tecnologia

Use a tecnologia ao seu favor, a facilidade de acesso à internet hoje em dia trás a chance de qualquer empresa poder contar com sistemas capazes de automatizar os mais diversos processos.

 

Hoje no mercado existem softwares desenvolvidos especificamente para a gestão de estoque, como por exemplo os ERPs. Esse tipo de programa oferece uma infinidade de recursos que facilitam o gerenciamento de inventários.

 

É possível integrar as vendas e o estoque em um único banco de dados, de forma que a cada produto que é vendido, o inventário é atualizado em tempo real, entre tantas outras funcionalidades indispensáveis. Você pode integrar vendas, estoque, logística em um único lugar. As planilhas ajudam, mas um sistema integrado trás agilidade e economia de tempo.

 

Entenda o comportamento do seu consumidor

Ainda falando em tecnologia, é possível integrar o ERP da empresa a um CRM, isto é, um software de gestão de clientes. Além de fornecer uma grande quantidade de dados, melhora o atendimento e o relacionamento com seus clientes ativos e futuros, esse tipo de ferramenta permite que você conheça profundamente o comportamento dos seus consumidores.

 

Com base nas informações levantadas, é possível prever demandas sazonais, criar promoções e trabalhar com um estoque reduzido, a fim de reduzir as despesas e otimizar as receitas.

 

Conheça os fluxos de entrada e saída

É possível sim melhorar a gestão de estoque ao sistematizá-la por meio de metodologias de controle de fluxo de entradas e saídas. Nesse contexto, o controle financeiro e físico do estoque entram em cena, com intuito de gerar dados sobre as quantias disponíveis de cada mercadoria e seu valor financeiro correspondente.

 

Uma ideia interessante é desenvolver uma tabela com cada item que integra o estoque da empresa, personalizando-os conforme as necessidades do negócio. Vale destacar que alguns aspectos básicos podem ser incluídos para facilitar os processos, como:

 

nome da mercadoria;

preço;

quantidade;

categoria.

 

Essas informações serão utilizadas na hora de calcular quais produtos irão faltar ou sobrar, isso traz informações para o gestor conhecer melhor o comportamento de consumo de seus clientes e, é claro, melhorar o seu planejamento e reduzir os prejuízos.

 

Vale a pena destacar que o self storage pode facilitar todos os processos que foram citados sobre gestão de estoque, já que ele pode atuar como uma extensão da área de armazenamento do inventário da empresa.

 

A vantagem é que você pode reduzir e aumentar o tamanho do box conforme a demanda do seu estoque, tirando gastos às vezes substanciais pagando um armazém que acaba não utilizando todo o espaço disponível. Com a gestão de estoque você verá que seu estoque sofre flutuações de volume e demanda no decorrer do ano.

 

As informações que trouxemos neste post sobre como otimizar a gestão de estoque da empresa foram úteis para você? 

 

Não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog! 

Compartilhe:

Quer comentar sobre este artigo?

+55 11 4444-5444 +55 11 4444-5444 fale com a gente