Diferença entre locais de armazenagem, qual a melhor opção?

Empresas que atuam com processos de produção, armazenamento e venda direta de produtos tem como principal questão os locais de armazenagem. Dentro da logística, o centro de distribuição é considerado um dos pilares que sustentam toda a estratégia do negócio.

 

Esse local não deve ser apenas um lugar para estocar os produtos, como um depósito. Na hora de escolher o local,  deve-se levar em consideração uma infraestrutura adequada para guardar as mercadorias e possibilitar o transporte de maneira ágil e produtiva. 

 

Para uma empresa escolher esse local não é fácil, pois muitas vezes seus clientes não estão em uma mesma região. Manter vários galpões com tamanhos e custos variáveis muitas vezes não compensa. Assim acabam escolhendo apenas um lugar grande e a eficácia da sua logística fica comprometida.

 

Fazer o uso de um box de self storage possibilita ter vários boxes em várias regiões diferentes, otimizando tempo e custo de logística. Os locais de armazenagem da sua empresa passam a ser diversificados e mais eficientes.

 

Se você quer saber mais sobre o que é centro de distribuição e de que forma o self storage pode te ajudar a melhorar este ponto estratégico do seu negócio, continue a leitura deste artigo!

 

O que é centro de distribuição?

O centro de distribuição ou CDD, como também é conhecido, é uma unidade de armazenamento construída com o objetivo de guardar o inventário das empresas, de forma que facilite a organização e os processos de distribuição para pontos de venda ou para os consumidores finais.

 

É possível afirmar que é no centro de distribuição que ocorrem diversas etapas relacionadas à gestão de estoque, tais como:

 

recebimento de insumos ou mercadorias;

armazenamento;

picking;

expedição e emissão de documentos;

organização e carregamento para transporte.

 

As vantagens do self storage

Embora vários locais de armazenagem tenham funcionalidades parecidas, existem diferenças pontuais entre centro de distribuição e estoque e se o assunto é otimização logística esses pontos se tornam maiores. Todo centro de distribuição pode atuar como um estoque, mas nem todo estoque pode ser considerado um centro de distribuição.

 

Como cada um tem sua própria característica, muitas vezes não é possível escolher um e só depois avaliar a viabilidade para o seu negócio, e vamos além, dependendo do porte da sua empresa muitas vezes será necessário possuir ambos.

 

A principal função do estoque é a armazenagem de produtos da empresa, isto é, mercadorias, insumos e matérias-primas para a produção ou venda direta. Já o centro de distribuição tem como objetivo facilitar os processos de carregamento, distribuição e entrega até o consumidor final, sendo ele pessoa física ou empresa.

 

Os produtos ficam armazenados no CDD até que uma transportadora ou o setor de frota da sua empresa vá retirá-lo, após esse processo as mercadorias ou insumos serão enviadas até os pontos de venda ou direcionadas para a fábrica dar início a produção. Esse procedimento é que dá a característica de centro de estocagem. 

A localização do centro de distribuição costuma ser estratégica, ou seja, em locais de fácil acesso às principais rodovias ou próximo de portos marítimos e ferrovias.

 

Outro ponto que faz a caracterização do estoque e do centro de distribuição é a infraestrutura de cada uma. O CDD oferece não apenas recursos para armazenamento de cargas, como também estacionamento para caminhões. Com o mercado tão competitivo a agilidade é indispensável, ter uma logística ágil e eficiente se torna um diferencial muito importante.

 

Self storage como alternativa para locais de armazenagem

O self storage aparece como alternativa para agilizar o gerenciamento do estoque, bem como pode ser usado como uma forma de otimizar o centro de distribuição ao ser posto como last mile.

 

O last mile ou última milha é a última etapa do processo de vendas, em que o produto sai do centro de distribuição e chega ao consumidor. Esta etapa é importante, pois uma entrega eficiente e no tempo prometido proporciona ao seu cliente uma sensação de empresa confiável. essa confiança estará relacionada ao tempo de entrega do produto escolhido.

 

Se sua empresa é demorada com o processo de venda e entrega e tem uma logística ineficiente, menores são as chances deste cliente comprar novamente com sua empresa. Por isso, é preciso garantir o recebimento do produto com menos pontos de problemas no decorrer do processo, se possível.

 

Usar o self storage como última milha é uma boa estratégia, uma vez que se pode escolher boxes mais próximos do destino final. Pois uma das vantagens dos nossos boxes é a variedade de locais disponíveis pela cidade, sendo escolhidos de forma estratégica, para agilidade no fluxo de entrega. Dessa forma, o período de entrega diminui e é possível fazer ainda mais entregas. 

 

Além disso, o preço da contratação de um box de self storage poupa uma série de custos, como água, eletricidade, IPTU, condomínio e segurança. 

 

Usar boxes de self storage como um dos locais de armazenagem se tornou um dos principais diferenciais de muitos lojistas e prestadores de serviços, que estão reduzindo gastos de forma significativa ao usarem os boxes de self storage como um caminho que auxilia seu centro de distribuição.

 

São infinitas vantagens de agregar um box self storage entre seus locais de armazenagem, mas uma das vantagens mais relevantes, é que você pode escolher o tamanho dos boxes conforme as necessidades do seu negócio. Não há multa contratual sobre o tempo de locação dos serviços, você paga somente a diferença entre um espaço e outro, podendo reduzir ou aumentar o box a qualquer momento.

 

Ou seja, você pode começar com um espaço pequeno e migrar para um maior à medida que o negócio cresce no mercado. Lembrando que é possível autorizar o acesso ao estoque apenas para os responsáveis.

 

Os boxes podem ser personalizados de forma que contribua com os processos de transporte para os pontos de venda, incluindo estantes, pallets ou o que for necessário para organização e otimização dentro do seu box.

 

As informações que trouxemos neste artigo sobre como o self storage pode ajudar seu centro de distribuição foram úteis para seu negócio?

 

Então aproveite para conferir todas as nossas postagens e conteúdos informativos sobre logística, locais de armazenagem e muitos outros assuntos interessantes!

 

Compartilhe:

Quer comentar sobre este artigo?

* Campos obrigatórios

+55 11 4444-5444 +55 11 4444-5444 fale com a gente