Todos os anos as empresas esperam essa data para vender, liquidar e lucrar com a Black Friday.
Preparar o seu estoque para Black Friday o quanto antes é primordial para ter sucesso nesta data que atrai milhões de consumidores todos os anos. Uma atitude interessante é que muitas pessoas passam vários meses fazendo economias para aproveitar as promoções da Black Friday.
Se o seu consumidor se prepara para essa data, qual o sentido da sua empresa não fazer o mesmo?
Com isso devem surgir algumas questões:
Sua logística está preparada para satisfazer os clientes ansiosos?
Sua empresa possui estoque suficiente?
Você está divulgando para seus clientes que nessa data eles terão a oportunidade de aproveitar seus melhores preços?
Vamos desvendar o segredo para expandir seu estoque para a Black Friday gastando pouco e alavancando suas vendas!
Se você não sabe o que é e quando ocorre a Black Friday no Brasil, vamos explicar tudo que precisa saber.
A Black Friday é um evento que teve início nos EUA, porém, já acontece no Brasil há 12 anos. É importante você lojista saber a data exata deste evento, para preparar previamente suas ações de marketing e lançar as promoções O estoque tem que ser planejado pensando na quantidade e como seu negócio conseguirá entregar as compras dentro do prazo estabelecido.
Fique atento às notícias da data desse evento. Este ano, a Black Friday acontecerá dia 24 de novembro, na última sexta-feira do mês. Os lojistas enxergaram nesse evento a oportunidade de trabalhar os descontos que normalmente só ocorreriam na sexta dia 24, e já começam no início do mês, com as promoções pré-Black Friday, principalmente na semana que antecede o importante evento, a famosa Black Week.
Segundo um estudo realizado pela Câmara Brasileira de Economia Digital, a Black Friday já supera o Natal há alguns anos, tornando-se a data comercial de maior faturamento no país.
É de se esperar que todos os comerciantes queiram aproveitar essa data para alavancar suas vendas. No entanto, alguns acabam focando apenas em estratégias promocionais e esquecem do ponto mais importante, o estoque para Black Friday. Quando falamos de e-commerce, que é a base da grande maioria das vendas que acontecem nesse dia, poucas coisas são mais importantes do que uma boa logística.
Para isso, o comerciante precisa ter seu estoque para Black Friday organizado e pensado para atender a demanda fora do padrão da sua empresa. Nesse caso, os nossos espaços de self storage são a solução perfeita.
Conheça seu público para fazer sucesso
Para planejar uma ação promocional para a Black Friday, não basta apenas lançar promoções sem nenhum direcionamento, essa data pede uma atenção especial no momento de definir quem será o público-alvo das principais promoções.
Os negócios de e-commerce possuem uma cartela de clientes bastante ampla e variada, por isso, categorizar essa carteira de clientes é importante nesse momento.
Mesmo que seus produtos sejam mais segmentados ou que os seus clientes tenham um perfil de consumo parecido, estude as principais tendências e quais itens que geram mais interesse dos seus clientes, esse tipo de pesquisa se torna um ponto fundamental para planejar os descontos. A partir desse levantamento, se deve planejar quais produtos entrarão na campanha de Black Friday e qual será a porcentagem de desconto, para que seja vantajoso para os dois lados, pois, deste modo, tanto as expectativas do cliente quanto as de vendas serão atendidas.
Temos mais uma dica: se você ainda não utiliza as redes sociais a seu favor, está na hora de repensar suas estratégias! O Instagram é o queridinho do momento, pois nele é possível acompanhar os “insights”, ver estatísticas para novas ideias e o comportamento dos seus seguidores de acordo com cada postagem. No próprio aplicativo, você consegue conferir dados demográficos, como a idade e sexo da sua base de seguidores. Essas informações te ajudarão a entender seu público, e criar planos de divulgação para oferecer seus produtos de forma direcionada.
Como preparar seu estoque para Black Friday?
Para iniciarmos esse assunto precisamos da informação de quais são os produtos que os seus clientes mais se interessam. Entre setembro e outubro os consumidores começam a pesquisar os preços dos itens da sua “lista de desejos” nas lojas que os oferecem. Durante este período, sua atenção deve ficar toda voltada ao volume de buscas.
Para ter uma informação mais detalhada e real, faça um levantamento dos mais vendidos no último ano, pesquise qual categoria obteve mais vendas na última Black Friday e também das demais promoções que ocorreram nos meses anteriores. Com esses dados em mãos, seu estoque para Black Friday será completo e a chance de comprar um volume grande de produtos que não sejam interesse do seu público será pequena.
Monte um estoque inteligente
Para que você tenha um estoque inteligente, a agilidade e praticidade devem ser uma constante no seu pensamento e também nos da sua equipe. É imprescindível que você deixe todos os produtos da promoção em locais organizados e de fácil acesso, para que o processo de envio seja rápido e eficaz, deixando seus clientes satisfeitos e felizes.
Mais do que a organização dentro do estoque, outro ponto importante é a diversificação de locais. Por mais que se utilize apenas um local para o armazenamento de mercadorias, visando a Black Friday e outras datas sazonais comemorativas, a expansão de espaço por um preço acessível e justo é fundamental.
No caso, para suprir as possíveis zonas de entrega que surgirão no período, a dica é ter vários estoques disponíveis em locais estratégicos da cidade, e nisso os boxes de self storage são as melhores opções. Optando por essa solução como estratégia de logística, você fará uso de centros de distribuições que estejam próximos dos seus consumidores e, automaticamente, economiza no last mile.
Estar presente em diferentes cidades e bairros é o maior benefício de usar esse recurso de locação de self storage, e pagando somente pelo tempo de uso necessário, sem contratos, taxas adicionais ou multas.
Fique de olho na sua concorrência
Só preço não fará com que sua empresa seja escolhida em meio a tantas opções disponíveis a um click. Pensando nisso, é importante ser diferente e destacar-se, quem consome produtos on-line está de olho nos mínimos detalhes.
Mostre para as pessoas a qualidade do seu negócio e os principais motivos para considerar sua empresa na hora de fechar a compra. Seus clientes devem adquirir confiança para se tornarem promotores de venda da sua empresa. Esse grau de confiança só se adquire com o tempo e demonstrando proximidade e respeito aos desejos e a qualidade na venda e entrega do produto.
Seja o mais claro possível na comunicação
Esconder ou minimizar seus os pontos fracos na hora da negociação não torna seu produto mais atraente e desejável, mas isso pode ser prejudicial à venda, gerando frustrações e dúvidas. Porque pior do que perder uma venda, é fazer uma propaganda enganosa.
Pensando nisso, deixe claras as regras aplicadas para as compras efetuadas durante a Black Friday.
Treinar sua equipe e padronizar as informações que serão passadas durante esse período de promoções, é fundamental para o sucesso de vendas, mas o mais importante é que as vendas sejam bem feitas e não geram reclamações futuras.
Organize sua logística;
Deixe claro as formas de pagamento para o período;
Defina quais serão os produtos ofertados e os preços;
Valide a comunicação com os seus consumidores;
Esperamos que essas dicas sejam úteis para ajudar a sua empresa a preparar seu estoque para Black Friday, mas não esqueça de sempre adaptar os itens com a realidade da sua empresa e fazer a Black Friday 2023 um sucesso de vendas.
Vale lembrar que seu estoque pode ser armazenado no SmartStorage self storage localizado em São Paulo visando seus pontos estratégicos. Oferecemos a locação de boxes de tamanhos variados para você armazenar seu estoque para Black Friday, pelo tempo que achar necessário, com flexibilidade, segurança, sem burocracias. Somos a melhor opção para você expandir o seu estoque gastando pouco durante a Black Friday.