Otimização de espaço soluções práticas que vão transformar sua casa

Otimização de espaços é um problema persistente em casas, empresas, escritórios. Aproveitar ao máximo o espaço dos ambientes ajuda a melhorar a rotina de uso do espaço e melhor funcionalidade.

 

A questão é, como faço para otimizar melhor um espaço? 

 

Temos diversas medidas que vão te ajudar nesse processo de otimização de espaço!

 

Nesse artigo citaremos  algumas vantagens de aproveitar ao máximo os espaços dos ambientes e compartilhar dicas valiosas.

 

Você sabe o que é otimização de espaço?

Otimização de espaço pode parecer complicado, mas não é. O objetivo é reduzir e remanejar móveis que apenas ocupam espaço mas não são eficientes, para que a área útil seja melhor utilizada, tornando o ambiente e a rotina de uso mais fluida.

 

Realmente preciso de uma otimização de espaço?

Algumas pessoas podem até achar que não precisam de uma otimização de espaço ou que é algo banal, mas não é bem assim. Não se trata apenas de melhorar o layout do ambiente, trata-se de pensar no aproveitamento, funcionalidade em maximizar um único espaço. Com isso você pode economizar tempo e dinheiro no seu dia a dia. Esse conceito você pode aplicar tanto em casa como no seu ambiente de trabalho.

 

Pensando nisso leve em consideração as suas necessidades na hora de fazer a otimização de espaço.

 

Quem trabalha em home office sente que um espaço bem organizado faz diferença no desempenho do trabalho. Um lugar bem iluminado e com tudo no lugar certo, melhora o foco e produtividade de qualquer pessoa.

 

Para as pessoas com filhos pequenos, tem a preocupação de manter os espaços da casa o mais em ordem possível. Toda criança precisa de espaço para brincar e usar a imaginação. Proporcionar um ambiente organizado e com espaço livre para brincadeiras faz diferença e traz tranquilidade aos pais.

 

Até agora demonstramos que a organização de espaço serve para qualquer pessoa em qualquer ambiente.

 

Querer melhorias nos cômodos da sua casa e apostar na otimização de espaço se torna interessante, se começar a analisar os ganhos em qualidade de vida.

 

Na prática como consigo fazer otimização de espaço?

Fizemos um compilado de soluções para otimizar os cômodos da sua casa. Replicar essas dicas em outros ambientes ou na sua empresa é mais fácil.

 

  1. Móveis com as medidas certas

 

Móveis com tamanho desproporcional ao ambiente que vão ser utilizados atrapalham a otimização do espaço e dificultam a circulação das pessoas.

Ao comprar seus móveis, pense na área disponível dentro do cômodo, para não comprometer a circulação, a funcionalidade do ambiente e impedir a passagem de luz natural.

 

Hoje no mercado existe uma infinidade de móveis multiuso, como um sofá-cama, uma mesa dobrável, cama com baú embutido, etc. Essas opções tendem a ter um preço mais elevado, porém ao pensar no custo benefício, essa desvantagem de valor desaparece.

 

Se o espaço for muito reduzido e não encontrar móveis prontos que caibam nos critérios de medidas e funcionalidade do espaço, móveis planejados são a melhor solução. Fazer tudo na medida adequada garante agilidade e economia de tempo, pois tudo será projetado e pensado para aquele espaço e de acordo com seus gostos.

 

  1. Aproveite cada espaço útil

Verticalização é a palavra do sucesso na otimização de espaços

Se engana quem pensa que paredes servem apenas para pendurar quadros, existem tantas opções criativas para deixar funcional e bonita as paredes de sua casa! Quando falamos de verticalização, se trata de aproveitar as paredes!

 

Depois disso, a primeira coisa que vem em mente são as prateleiras. Nas paredes podemos instalar estantes, nichos e suportes para guardar diversos objetos, não apenas livros, como são usados comumente. 

 

A verticalização deixa a casa mais charmosa, pois, ao mesmo tempo que organiza, deixa suas paredes preenchidas, não apenas uma tela em branco, e serviria como um toque especial na decoração.

 

Mas tome cuidado para não colocar coisas demais, pense sempre na estética do objeto que colocará na sua parede, você pode ganhar espaço usando-as mas com ponderação. Uma casa com paredes abarrotadas de itens deixa um ambiente com visual pesado.

 

  1. Integrar ambientes

 

Ambientes integrados se tornaram uma tendência nos últimos tempos, utilizar esse conceito traz fluidez ao cômodo. Um exemplo de benefício desse conceito, seria proporcionar o prazer de estar cozinhando e interagindo com os convidados que estão na sala de jantar, e ainda deixa o ambiente mais moderno.

 

Apartamentos são um exemplo bem prático de como essa tendência está cada vez mais presente. Os novos apartamentos estão sendo desenhados com ambientes integrados, com a intenção de aumentar a sensação de espaço. Virou tendência unir sala de estar com a de jantar ou com a cozinha, por exemplo.

 

Como nesse conceito a intenção é não ter paredes para fazer a divisão dos cômodos, isso pode ser feito com uma ilha de serviços, um balcão ou móveis baixos.

 

Aí está a oportunidade de otimização de espaços, pense que em cada divisão você pode utilizar um móvel que garante espaço útil para organizar seus pertences. Ao mesmo tempo deixa a casa com uma cara mais moderna.

 

O conceito aberto, como popularmente é chamado, tem a intenção de mudar a percepção de  um espaço pequeno, se tornando amplo e com campo de visão limpa, além de proporcionar claridade ao ambiente. A ideia é eliminar as divisórias da casa ou do escritório e “ganhar” área útil entre os cômodos.

 

Se esse conceito for uma opção viável para a sua casa ou escritório, você otimiza seu espaço e ainda cria um ambiente mais estiloso e acolhedor, para receber pessoas ou aproveitar a sua família.

 

  1. Pense de forma minimalista

 

Vamos explicar o que significa pensar de forma minimalista.

Para simplificar vamos usar o ditado  “menos é mais”.  Ambientes com objetos exagerados, ou salas cheias de decoração, acabam atrapalhando a usabilidade do ambiente. Por outro lado, o minimalismo traz sofisticação aos ambientes, esse estilo é perfeito para os ambientes com espaço reduzido.

 

Casas cheias de móveis e objetos decorativos, acabam ficando sobrecarregados de informação, passando uma impressão de que o espaço é menor.

 

Mas se mesmo assim você gostar desse estilo de decoração, opte por usar apenas o que é essencial. Escolha objetos com multifunções, móveis com espaços internos, pense em deixar ao seu alcance e de fácil acessos as coisas que utiliza no dia-a-dia. 

 

Ainda pensando de forma minimalista, as cores podem interferir na sensação de espaço e aconchego do ambiente, se engana quem pensou que na otimização de espaços só seriam abordados  assuntos sobre móveis e objetos. 

 

Em ambientes grandes, cores escuras funcionam bem. Mas, para cômodos menores, cores claras são as melhores opções, nesse caso não importa o estilo de decoração ou o ambiente que vai aplicar a cor.

 

Vamos explicar o porquê: as cores têm o poder de interferir na luminosidade do ambiente, deixando mais iluminado e espaçoso ou mais escuro e fechado.

 

Se achou que ao escolher uma cor clara deixará sua casa sem graça, essa preocupação acabará logo, pois vamos mostrar como deixar seu ambiente estiloso.

 

Ao incluir móveis e objetos decorativos, você já começa a quebrar os tons claros das paredes. Usar nichos e prateleiras como itens de decoração torna o ambiente interessante. Colocar cor em uma única parede para dar contraste também é uma opção para pessoas com estilo mais descontraído, essas medidas quebram a base clara das paredes e deixam o ambiente estiloso.

 

Portas deslizantes: solução inesperada

Todo ambiente precisa de porta, mas esse item tão básico e rotineiro pode prejudicar a otimização de espaço. As portas deslizantes são a melhor solução para esse problema. Elas não ocupam área útil, podem ser embutidas e podem conter espelhos para dar profundidade no ambiente, dando impressão de um espaço maior.  Para quem tem pouca área útil, essa é uma boa opção.

 

  1. Casa organizada 

As dicas anteriores são peças chave para otimizar o seu lar ou seu escritório, já a organização da casa é uma das peças principais no processo de otimização. Sem isso, tudo pode ser em vão ou tornar difícil a usabilidade do ambiente . 

 

Crie o hábito de colocar os objetos no seu devido lugar e limpar os ambientes com frequência, a bagunça pode dificultar até a circulação no ambiente.

 

Caso você seja do tipo bagunceiro, uma sugestão é buscar técnicas de organização como o método Marie Kondo.

 

  1. Self storage para organizar

Nesse processo de otimização de espaço, você verá que muitos objetos e móveis não serão úteis ou não cabem mais no contexto do novo do ambiente.

 

Mas não se preocupe, temos também uma solução para esse problema. Utilize um espaço/box de Self Storage para organizar, armazenar e controlar itens que não utilizará mais na sua casa ou escritório após o processo de otimização.

 

Esses objetos ou móveis não precisam ser descartados ou doados só pelo fato de não ser útil nesse momento, mas futuramente você pode precisar deles e com a solução inteligente do SmartStorage Self storage basta você pegar o que precisa a hora que quiser.

 

Percebeu que falta lugar em casa para guardar aqueles itens dos quais você não quer se desapegar? Temos os boxes de self storage perfeitos para você!

 

Com essa solução você aluga o espaço que precisa, pelo tempo que desejar. Dessa forma, fica mais fácil otimizar espaços, sem abrir mão daqueles objetos e móveis que possuam valor sentimental.

 

O self storage é a maior solução quando o assunto é otimização de espaços

 

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir os outros conteúdos!

Compartilhe:

Quer comentar sobre este artigo?

* Campos obrigatórios


+55 11 4444-5444 +55 11 4444-5444 fale com a gente